Ayurveda, o que é?
Ayurveda, palavra sânscrita, significa ciência ou conhecimento da vida
Desenvolvido pelos Rishis – sábios da Índia – o Ayurveda teve como base os vedas – milenares textos sagrados que foram transmitidos oralmente, durante séculos, sob a forma de versos e mantras.
Ayurveda, ou Medicina Ayurvédica, é um intemporal sistema medicinal proveniente da Índia. Foca-se não só na cura mas também na prevenção da doença. É uma Medicina que oferece o conhecimento e os meios para atingir e manter, ao longo da vida, a saúde e o bem-estar com grande eficiência, a baixos custos e de forma sustentável.
A Medicina Ayurvédica fundamenta-se na correlação entre o ser humano – microcosmos – e o universo – macrocosmos – e no modo de viver em harmonia com a natureza, tentando conduzir cada indivíduo à eterna aproximação da sua verdadeira essência.
Aborda o Homem como uma miniatura do universo, sendo que tudo o que está presente no universo, está presente também no Homem, havendo uma interação permanente entre ambos.
A Medicina Ayurvédica visa, segundo um conceito holístico profundamente espiritual, o equilíbrio de cada ser, convergindo sempre para a conexão entre corpo, mente e espírito.
O Ayurveda está intrinsecamente ligado à filosofia Samkhya. Esta filosofia dualista defende que, fundamentalmente, tudo no universo e até no corpo físico humano é formado por consciência e substância – Purusha e Prakriti – que interagem entre si.
Purusha é a consciência imaterializável que observa e comanda Prakriti. Prakriti é a matéria universal única que se manifesta em cinco diferentes estados, chamados Pancha Mahabhutas – êter, ar, fogo, ar e terra- e que é comandada por Purusha.
A Medicina Ayurvédica propõe, então, estudar as influências destes estados, ou elementos, no ser humano tal como na natureza. Estes cinco elementos, sempre todos presentes em nós, mas em diferentes proporções, agrupam-se dois a dois para formar os doshas – matrizes energéticas – que se expressam na fisiologia do ser humano e organizam todas as suas funções físicas, mentais e emocionais, indispensáveis à vida. Assim, os doshas são: Vata (ar + éter), Pitta (fogo + água) e Kapha (água + terra).
O modo como vemos, sentimos e pensamos, é o resultado da combinação única que cada um de nós possui dessas energias subtis. Quando os doshas estão em conformidade com a nossa verdadeira essência, sentimo-nos em harmonia, equilibrados, e a felicidade e a saúde prevalecem. Quando tal não acontece, surgem os desequilíbrios que poderão originar patologias.
E, quando definida a constituição do indivíduo – prakriti – e os seus desequilíbrios – vikriti – a medicina ayurvédica institui um programa personalizado de terapias e comportamentos, que visa toda uma atitude saudável perante a vida.
A esta prática comportamental, consciente, de rotina diária de hábitos saudáveis, chamamos Dinacharya. Visa fortalecer e desintoxicar corpo e mente e aumentar o prana – energia vital essencial.
Para além desta prática Ayurvédica diária, são também importantes os cuidados e alterações na nossa alimentação e rotina de vida, de acordo com as mudanças das estações do ano, de maneira a impedir ou amenizar os efeitos negativos que o clima traz à nossa homeostase. A esta rotina sazonal chamamos Ritucharya.
A Medicina Ayurvédica, mais do que um eficaz sistema médico, é a ciência e arte do saber bem viver. A sua prática é um ótimo segredo para a longevidade com qualidade de vida.
Para se atingirem tais objetivos, esta Medicina utiliza terapias ayurvédicas, preventivas e curativas, que eliminam as toxinas do corpo e da mente, aliviam desequilíbrios já instalados, restauram o equilíbrio, e potenciam o aumento do nível da consciência.
Evidenciamos aqui boas práticas de vida regrada: uma alimentação e sono adequados, atividade física e prática de yoga , meditação e outras terapias subtis. Também oleações e sudações, aromaterapia e fitoterapia ayurvédicas, e medicamentos com metais, minerais e pedras preciosas, bem como treino da mente para extravasar emoções tóxicas, são recursos utilizados pela Medicina Ayurvédica. Pretende-se, pois, conduzir o organismo a um melhor funcionamento celular, ao rejuvenescimento e, consequentemente, à longevidade saudável.
Numa abordagem objetiva, a Medicina Ayurvédica entende cada indivíduo como um ser único formado por corpo físico, mente e alma que, interligados, se influenciam mutuamente na construção do todo, e que caminha numa constante busca de evolução.
E a sabedoria desta milenar medicina tem desenvolvido de tal modo os já citados fatores promotores de saúde, que vai ganhando cada vez mais adeptos. Médicos, educadores e cientistas vêem na Medicina Ayurvédica o preenchimento de uma lacuna na medicina alopática e um instrumento, com enorme potencial, para tornar universal o acesso à saúde.
A filosofia Ayurvédica, com a sua medicina natural, integrativa e humanizada, e os seus ancestrais conhecimentos, urge ser divulgado. Tomamos como nossa missão fazê-lo.
© Brahma - Massagens, saúde e bem-estar
Avenida Conde de Valbom nº 29 - 1º direito 1050-066 - Lisboa
webdesign by: criativo.net